Ad News
voltar Lista
09/03/2017

Recuperação da fachada do Hospital Infantil. Um grande desafio que vira realidade.

Em setembro de 2009 nos foi confiado um grande desafio. Na ocasião, o Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, recentemente inaugurado, de forma inesperada experimentava um grande acidente: o desabamento espontâneo de uma porção com cerca de 2.000 quilos de revestimento da fachada sobre o acesso ao pronto-socorro, onde ocorre a maior demanda do hospital - aproximadamente 5.000 atendimentos mensais.

Após o desabamento, a Ad Fiducia Avaliações e Perícias de Engenharia foi contratada para analisar todo o revestimento de fachada, coberturas, sistemas de impermeabilização, esquadrias, dentre outros sistemas e elementos construtivos. Os extensos trabalhos foram realizados ao longo dos anos de 2009 e 2010 e englobaram inspeções detalhadas dos 9.500 m² de revestimentos de fachada e uma grande quantidade de ensaios de expansão por umidade, absorção, arrancamento hidráulico, reconstituição de traço, testes de estanqueidade em impermeabilizações e esquadrias, monitorações contínuas de ponto de formação de orvalho, dentre outros.

Nossos trabalhos indicaram deficiências importantes de aderência no revestimento e no substrato sobre o qual encontrava-se assentado, infiltrações e diversas outras deficiências em elementos construtivos, o que justificava as infiltrações no hospital, biodeterioração e riscos de ocorrerem outros acidentes por desplacamentos.

Foram estudadas diversas alternativas para intervir no edifício da forma menos invasiva possível, entretanto, não conseguiu-se encontrar outra opção senão a remoção integral do revestimento da fachada, o que envolveria grande complexidade por interferir em todas as atividades em realização e dificilmente seria viabilizado economicamente devido aos elevados custos, considerando que o edifício constitui um bem público recentemente inaugurado.

Apresentados os resultados dos trabalhos realizados, o poder público convenceu-se da necessidade das intervenções e disponibilizou o recurso necessário para fazer frente aos custos da intervenção.

Hoje a recuperação da fachada encontra-se em fase de conclusão.

Nos sentimos honrados pela confiança deposita na Ad Fiducia Avaliações e Perícias de Engenharia e extremamente orgulhosos por ter contribuído na solução deste desafio.


veja mais