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Concluída em 1937, a ponte foi implantada na antiga estrada Curitiba-Paranaguá, antes da publicação da primeira norma técnica brasileira para dimensionamento de estruturas concreto armado - NB 1:1940 (atual ABNT NBR 6118). Sobre a estrutura transitaram veículos transportando cargas entre o Porto de Paranaguá e a Capital Paranaense - Curitiba. Na época de sua execução poucos engenheiros detinham conhecimento para utilizar o concreto, que substituía gradativamente as estruturas de aço. Os materiais de construção não eram de fácil aquisição (principalmente o cimento) e os equipamentos para execução das estruturas ainda eram rudimentares. Apesar de ter sido dimensionada em uma época que os veículos pesavam menos de 24 toneladas, passados mais de 85 anos a estrutura foi diariamente submetida ao trânsito de caminhões pesados, com mais de 45 toneladas. Em razão do aumento expressivo do tráfego e do reconhecido envelhecimento da estrutura, no ano de 2022 o município de Paranaguá contrata com Ad Fiducia Avaliações e Perícias uma avaliação geral da estrutura. Os trabalhos contemplaram inspeções detalhadas, incluindo inspeção subaquática de fundações, complementadas por análises químicas diversas, ensaios não destrutivos, sondagens, modelagens computacionais, especificações de prova de carga, projetos de recuperação e reforço e estimativas de custos que permitissem avaliar de forma adequada a viabilidade de reforço ou de execução de nova estrutura. As atividades foram realizadas entre janeiro e agosto de 2023.