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11/07/2022

Inspeção do cais do porto de Paraguá - segundo maior porto do Brasil

Inspeção subaquática do cais do segundo maior porto Brasileiro Inaugurado em 1935 com diversas ampliações, a mais recente em 2018, o porto de Paranaguá – Porto Don Pedro II, constitui o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, o maior porto graneleiro na América Latina e o terceiro maior porto de contêineres do Brasil. Executado empregando cais do tipo Dinamarquês, constituído por paramento de estacas prancha de concreto pré-moldado e tabuleiro de concreto sobre estacas, com profundidade de até 12 metros (calado) e aproximadamente 3.800 metros de cais acostável. Além do cais acostável do porto de Paranaguá, os trabalhos contemplaram ainda o cais de granéis líquidos adjacente, operado por diversas empresas, executado em tabuleiro de concreto armado sobre estacas (tabuleiro e dolphins), com profundidade de até 14 metros (calado) e aproximadamente 900 metros de extensão. Os trabalhos foram realizados entre os anos de 2021 e 2022 conjuntamente com a empresa Sub Marine Serviços Ltda. e contemplaram duas inspeções subaquáticas sistemáticas ao longo de aproximadamente 8 km de extensão alcançando profundidades de até 14 metros. Os trabalhos registraram e avaliaram condições do paramento e de estacas de suporte dos tabuleiros a partir do cadastro de manifestações patológicas identificáveis através das inspeções (deformações, rupturas, manchamentos, processos corrosivos, processos fissuratórios, evidencias de solapamento, vazios, deficiências de concretagens, deficiências de embrechamento, condições da ligação com o leito marinho, dentre outros comportamentos anômalos possíveis). Ao final das análises foram emitidos laudos técnicos apresentando o diagnóstico (quadro constatado) e prognóstico (comportamento futuro provável) das estruturas e foram apresentadas recomendações de intervenções e estudos complementares para gestão técnica de utilização, manutenção e conservação da porção inspecionada. Segundo informações apresentadas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, contratante dos trabalhos, esta pode ter sido a primeira inspeção sistemática do cais desde sua inauguração. Os trabalhos contemplaram ainda a avaliação de atividades de reforço executadas junto ao terminal de granéis líquidos.
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